sábado, 21 de agosto de 2010

Contagem regressiva... 3, 2, 1...! Terça!!

Chegando a outra metade pra fazer sombra aqui também!!!



Beijo!

Estoril e Cascais, A Riviera Portuguesa...















Esta região de grande apelo turístico concentra, junto com Sintra, a classe alta lisboeta, o crème de la crème de Lisboa.

Acompanhando o Tejo pela margem norte desde Lisboa, observamos o aumento frequente de Quintas e grandes Vivendas instaladas nos dois lados da rodovia de acesso à região considerada a Riviera Portuguesa.

Região, que no passado fora local de refúgio e descanso da Realeza Lusitana, está incrustada em falésias e abrigando belas praias de águas calmas para banhistas de diversas idades e embarcações de diferentes tamanhos.

Estoril, que além do autódromo que nos áureos tempos de Fórmula 1 recebeu uma etapa da competição mundial, possui um Cassino de grande fama. Casas tradicionais, hotéis, resstaurantes, marinas fazem parte do cenário deste local.

Cascais não difere de Estoril. Durante o trajeto é quase imperceptível notar quanto estamos saindo de uma e entrando da outra. O centro em muitos momentos se confunde com lembranças da Lapa, Santa Tereza, Florianópolis, São Francisco e até mesmo Laguna, unicamente pela arquitetura da colonização. O que difere mesmo é o "ar europeu" daqui, o povo, os letreiros,...

Ruelas com o calçamento português (cubos de pedras que formam mosaicos em preto e branco) ficam escondidas entre os guarda-sóis e mesas de cafés, lojas de recordações, postais e bandeiras e o vai e vem dos que, acertadamente, escolhem a região.

Definitivamente uma excelente região para curtir e descansar em qualquer época do ano!

Costa da Caparica




"Aqui vou eu para a Costa
Aqui vou eu cheio de pica(*)
De Lisboa vou fugir
Vou pró Sol da Caparica."
(http://www.youtube.com/watch?v=6IZhefbZD48&feature=player_embedded)

Costa da Caparica é uma bela região do litoral de Portugal. É uma sequência de praias que se formaram nas margens da foz do Tejo em direção ao sul de Portugal, sendo as primeiras praias do Alentejo.

As praias estão passando por uma revitalização devido às ações do mar no último inverno. Da mesma forma que ocorreu nas praias da Armação e Barra da Lagoa em Florianópolis, aqui o mar literalmente engoliu a costa da região. Máquinas à beira-mar, tapumes, enrocamentos de molhes mar à dentro dividem a região em pequenas porções de areia formando novas praias que estão ligadas umas às outras por um calçadão largo onde os turistas e moradores passeiam em casais, famílias, com cães, de bicicleta, skate,... curtindo a paisagem local.

Neste dia, pegamos um lindo pôr do Sol...

(*) a palavra pica, neste sentido, por aqui significa energia, vontade, força,... Também significa injeção, vacina, no contexto: "Vou te levar no médico pra tomar uma pica." E aproveitando a temática, bunda por aqui chama-se cú... e passa a ser comum "tomar uma pica no cú!"... pica, no sentido fálico, por aqui é pila... é português versus brasilerês...

Voo rasante... a Vida tem destas coisas







Era pra ser um dia normal de praia, para meus tios e primas... Para mim, estando num lugar totalmente novo e ainda com a possibilidade de entrar no mar e surfar pela primeira vez ali já tornara o dia especial. Queríamos ter ido cedo para Santa Cruz, praia da região de Torres Vedras, freguesia que fica à noroeste de Lisboa (entre Cascais e Peniche) cerca de 45 minutos de carro, mas chegamos já no início da tarde.

O lugar é bem bonito (fotos) e só não estava cheio porque o dia teimou em permanecer nublado e com vento. A praia de Santa Cruz fica cravada no meio de falésias e possue um mar aberto, bravio. A praia lembra muito a Praia Mole em Florianópolis, com areia bem fofa. O mar também é bem semelhante, chamado "mar de tombo". Chamamos assim quando encontramos no raso a presença de buracos e ao fundo uma região mais rasa onde é a área onde as ondas quebram...

No outside percebi a presença feminina. Muitas meninas aprendendo à surfar coms seus softboars. Peguei boas direitas de meio metrão e fui pra areia. Depois do surf, dei uma corrida com o tio por uns 50 minutos, jogamos futebol,...

A esta altura, minha prima já tinha ido ao encontro de amigas e ligamos para ela porque o rack de fita tinha ficado em seu carro e queríamos ir embora. Ela então veio ao nosso encontro para entregá-lo e saindo co carro prontamente convidou: "Vamos voar?"... Hehehehe... como assim??

Um namorado de uma amiga dela é piloto da TAP e estava no Aeroclube (aqui falamam aeródromo) voando com um avião pequeno (para 4 pessoas) e teríamos a possibilidade de sobrevoar a região. Fomos!

Bem, chegando lá, esperamos um pouco pois muitas pessoas reservam e pagam cerca de 15 euros por este "batismo" no ar... O momento foi único e a emoção também. Lembrei muito da minha infância entre os aviões da FAB na Base Aérea de Canoas com o meu pai... e ainda tive a oportunidade de pilotar o avião por alguns segundos...

O sentimento de estar aqui é cada dia melhor! Saudade tenho é das minhas duas!...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fé, Força e Proteção!




Rezei por nós! E Ele me disse que falta pouquinho... LovU!!

Enfim... molhei as escamas! Praiaaaaaaaa....







Hoje viajamos para o norte de Lisboa com o objetivo de pegar uma praia e me levar pra surfar (tios queridos esses??).

Ontem comprei um kit de reparos e consertei a prancha (quebraram o bico, longarina e tudo e a rabeta! Isso que embalei pacas! Quem me conhece, sabe que sou chato pra essas coisas!), deixei secar até hoje pela manhã, dei uma lixada rápida só pra evitar me cortar, coloquei as quilhas novas e fomos pra Peniche.

A baia de Peniche é bem grande e é conhecida dos surfistas do mundo todo por receber em suas águas constantemente etapa do WCT, divisão principal de surf profissional. Ano passado foi o Rip Curl, campeonato que este ano deverá acontecer novamente entre os dias 7 e 18 de outubro, logo depois da etapa francesa.

A praia é bem grande e com uma boa extensão de terra. Os acessos à ela são bem bons, inclusive com rampas especiais para que os deficientes físicos possam chegar à beira-mar. Além das rampas, a praia ainda fornece banheiros para este público específico. O grande problema que notei são estacionamentos e áreas para com esta finalidade. São muitos carros, e de toda a parte da Europa. Vi placas da França, Alemanha, Espanha, Itália,... e quase todos de surfistas. A proporção de carros de surfistas é bem grande. Acho mesmo que é a praia meis surf de Portugal. O que me chamou atenção nesta área, o estacionamento, são muitos carros tipo furgões onde dois ou três surfistas moram acampados, com caixas plásticas para guardas as comidas, isopor como geladeira, roupas de borracha secando em varais improvisados,... tudo no estilo mais "soul surfer" possível. Alguns inclusive com família, porém em motorhome's mais equipados!

Na areia, muitos guardassóis dividindo espaço com pessoas caminhando, o vai-e-vem de surfistas e bodyboarders, além da presença constante de skimboarders (aquelas tábuas de compensado que arremessamos, corremos e pulamos em cima - alguns no passado chamavam de sonrisal por cerem redondas - hoje o formato é de prancha de surf).

Na água, que estava com boa temperatura (tipo uma água de outono em Floripa, ondulação de sudeste, nem quente, nem fria...), muitos iniciantes do esporte (existe escolas de surf aqui), bodyboarders e até um SUP (Stand Up Paddle).

O visual é bem árido porque nessa época do ano é muito quente aqui e seca tudo! A outra razão pe porque o solo do país é pouco fértil (pouca matéria orgânica), o que inibe uma vegetação mais exuberante. Como tinha citado anteriormente, os arbustos predominam.

Na região de Peniche, que não sobrevive somente do surf, encotramos vários hotéis, campos de golfe, campings, e uma área residencial bem grande.

Peguei boas ondas, a maioria pra direita, entrei de boa, na minha e me diverti. Não tinha ninguém "quebrando a vala"...

O conserto ficou bom, a quilha funcionou e foi bom trocá-la (usei uma quilha menor) e o long john 4x3 vedado que comprei aqui (marca Deeply) funcionou muito bem. Detalhe que paguei 79,90 euros num "sale" que tem aqui... isso dá uns R$180!!! Barato??

http://live.ripcurl.com/index.php?aid=192

Verão é tempo de música, teatro e festa!








Verão em Portugal é tempo de festa por todos os lados. Espetáculos na rua, intervenções de artistas plásticos por todos os lados, music parties de todos os gêneros, museus movimentados, enfim, tempo de estar fora de casa e se divertindo.
Fomos ontem, sábado, no encerramento do Festival dos Oceanos que tinha uma extensa programação sendo oferecida gratuitamente para a cidade de Lisboa. Foi lindão! Primeiro vimos uma apresentação de teatro ao ar livre com carros enormes que contava uma história enter o bem e o mal, porém com tudo passando-se no fundo do mar. Depois vimo o encerramento do Festival com uma linda queima de fogos que explodiam no ar de acordo com a música que tocava no local. Durou cerca de 8 minutos e queria ter, naquele momento, outros "alguéns" comigo ali!! Beijos pras minhas duas!

(http://www.festivaldosoceanos.com/pt/index.html)

domingo, 15 de agosto de 2010

Nome em casa!





Aqui onde estou, na região de Loures, era muito comum colocar nomes nas casas. Hoje já não mais se aplica tanto. Os nomes podem ser o da família ou mesmo algo que tenha significado para os proprietários (fotos).

Outra caracteristica é o tamanho das casa. Quase sempre de dois andares, quadradas e com sacadas pequenas quando existente.

Energia Limpa...




Para onde olhamos ao redor de Lisboa, observamos vários moinhos de vento, equipamentos de produção de energia através da ação dos ventos, a energia eólica. O país, apesar de ser pequeno, quer ser o maior em várias coisas. Como por exemplo, tem o maior shopping center da Europa.
Tratando-se de energia, da mesma forma, quer ser o maior produtor da Europa. Neste sentido, encontramos vários parques como o da foto espalhados pelos morros do país, sendo o visual constante na paisagem ao longo de viagens para o interior.

Deveríamos copiar nossos irmãos lusitanos e investir na geração de energia limpa no Brasil! Portugal tá na frente da gente!

Produtos da Aquicultura



Sexta-feira, 13 de agosto, passei em um supermercado para ver os preços das mercadorias e me chamou atenção o tamanho da peixaria. Grande e com muita variedade. Fui lá ver o que estava à venda e o que me chamou a atenção foi a quandidade de produtos da Aquicultura. Além do nome popular do peixe, tinha o país de origem e a forma de obtenção, aquicultura ou pesca/captura. A pesca ainda era separada em artesanal e industrial. Todo o pescado ebm gelado e com etiquetas de identificação.

Bem, não me contive e comecei a fotografar os produtos de Aquicultura quando veio um tiozinho e me disse que era proibido. Pedi desculpas, disse que não tinha encontrado nenhuma placa informando e tive que parar o registro.

Dos produtos que me lembro, tinha mexilhões em meia concha (foto) da Nova Zelândia, miolos de mexilhões do Chile, berbigões de Portugal, ostras da Espanha, robalos e corvinas da Grécia, linguado e garoupas da Espanha e acho que ainda estou esquecendo de mais alguns...

Eram muitas as opções de produtos derivados da Aquicultura e na sua maioria importados.

O consumo aqui de pescado é cerca de 50 kg/per capita/ano... e no nosso Brasil é menos de 10 atualmente!

Temos que produzir, mas temos que aprender a comer também!

E Vamos Aquicultura!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eu, Turista!




Bem... eu como todo turista-padrão preciso de fotos minhas nos lugares... então algum destes momentos de hoje em Lisboa. Beijo à todos!
Tomando um café e comendo um muffins de mirtilo na Starbucks, posando ao lado do rio Tejo com a ponte velha ao fundo e ao lado da estátua do escritor Fernando Pessoa em frente ao café "A Brasileira", do qual o mesmo era cliente fiel, no bairro do Chiado.

Sr. Miagui sou eu!



Hoje fomos na beira do Rio Tejo e tinha ao menos uns três cardumes iguais à este muito próximo da escada que dá acesso ao rio. A quantidade era tanta e a domesticação dos animais tão grande que consegui pegar uma delas com as mãos. Quando fiz isso, muitos turistas se aproximaram espantados com a ação! Hehehehe... mal eles sabiam que estavam todas chapadas com a quantidade de esgoto que saia ali por perto, pois o cheiro caracteristico do efluente municipal era absurdamente perceptível! Chapadas e gordinhas! Alguém aceita uma tainha escalada??

Verão em Lisboa!











Bem, como todos devem imaginar, é verão no hemisfério norte! E aqui, como leram anteriormente está muito quente!
Hoje o sol se fez presente todo o dia, porém uma brisa refrescava à todos tornando o passeio mais prazeroso.
O colorido se faz presente, nada (claro) parecido com o que vemos em terras brasileiras, porém o suficiente para quebrar um pouco o impacto do visual histórico da cidade e lembrar sempre que é verão, é tempo de se vestir roupas curtas e coloridas, de se tomar muita água, sorvete, sucos, cervejas e o que for necessário para resfriar um pouco o "radiador".
É tempo de fontes d'água funcionando, tempo de namoro sem tempo, tempo de paquera, tempo de passear, de sentar na grama, tempo de aproveitar o parque da cidade, de olhar pro nada e simplesmente sentir o sol esquentando o corpo, tempo de estar na rua...
A cidade está bem movimentada. Além dos portugueses, turistas europeus estão na região. Espanhóis, franceses, ingleses, dentres outros povos brancos que já se encontram avermelhados pelo verão lusitano desfilam com estilos dos mais variados pela cidade...
Os eventos são muitos. Espetáculos por toda a parte. Festivais de tudo que se pode imaginar. Hoje em especial era o "Dia Universal da Juventude", onde jovens entre 13 e 25 anos não pagaram entrada de museus, feiras, transporte público e tiveram um dia de acesso à cultura bancados pelo Governo. Uma boa idéia à ser copiada por todos!
Obras de artistas plásticos enfeitam as praças numa exposição ao ar livre...
Enfim, o verão segue, amanhã é sexta e final de semana possivelmente teremos praia e verei o mar português, o Atlântico visto do outro lado com suas ondas geladas...